Descobrindo, ensinando e aprendendo com a Química.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marie Curie

                                                   

Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia, 7 de Novembro de 1867 — Sallanches, 4 de Julho de 1934) foi uma cientista polaca que exerceu a sua actividade profissional na França.
Marie Curie é uma pessoa famosa da história da ciência,ela foi a primeira mulher a ganhar um prêmio nobel,se destacando entre homens,ela foi importante para a ciência como a criação da radioatividade.Foi através do seu trabalho que nela surgiu um interesse pelos fenômenos radioativos. Ela foi uma diretora de laboratório,reconhecida pela sua competência
Foi a primeira pessoa a receber duas vezes o Prêmios Nobel. Linus Pauling repetiu o feito, ganhando o Nobel de Química, em 1954 e o Nobel da Paz em 1962 e tornou-se a única personalidade a ter recebido dois Prémios Nobel não compartilhados. Por outro lado, Marie Curie foi a única pessoa a receber duas vezes o Prémio Nobel, em áreas científicas.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde foi recebida triunfalmente. O motivo da viagem era arrecadar fundos para a pesquisa. Nos seus últimos anos foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que faziam uso de material radioativo sem precauções. Visitou também o Brasil, atraída pela fama das águas radioativas de Lindoia.
Marie Curie morreu perto de Salanches, França, em 1934 de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu o Nobel de Química de 1935, ano seguinte à morte de Marie.

O Ano Internacional da Química (AIQ) arrancou hoje com a cerimónia oficial na Universidade do Minho (UM), em Braga, com o objetivo de mostrar as conquistas e avanços da química e destacar o papel das mulheres nesta ciência.
“Esta iniciativa tem especial relevância porque é uma forma de aproximar a química do grande público, que por norma não a entende porque não a conhece”, realçou o professor da UM Carlos Silva, que apresentou o programa para o AIQ.
“Este ano assinala-se o centenário da atribuição do Nobel a Marie Curie. Este fato merece especial destaque”, explicou o docente. Ao longo do ano vão ser realizadas várias exposições.
O ano de 2011 irá coincidir com o 100 º aniversário do Prémio Nobel da Química atribuído a Madame Marie Curie, que já tinha sido laureada em 1903 com o Prémio Nobel da Física, em parceria com o seu marido, Pierre.

Comentário do aluno Janderson Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário